top of page

Busca por ritmo marca partidas do futebol de campo no Agita UFU 2024.2

Atualizado: 16 de set.

Com placares diversificados e jogos muito físicos, os confrontos deram um gosto do que se esperar na Olimpíada UFU, que acontece em um mês


Por Felipe Regal e Eduardo Bessa


Agita UFU 2024.2 se iniciou na fria manhã do último sábado (10), e contou com quatro partidas de futebol de campo. A primeira delas foi disputada entre Fisioterapia e Agrárias, e se encerrou com um placar de 3 a 2 para a Fisio, que desempatou a partida no final. Logo em sequência, a Computação enfrentou o Direito e ganhou por 3 a 0, com todos os gols marcados no segundo tempo.


Já no período da tarde, a Aplicada não tomou conhecimento da Psicologia e aplicou um sonoro 9 a 1. Encerrando o dia, a Monetária levou a melhor sobre a Exatas por 1 a 0, em partida acirrada desde o início.


Fisioterapia x Agrárias


Fazia pouco mais de 10ºC quando o juiz autorizou o início da partida, porém o frio ficou para os torcedores nas arquibancadas. Dentro de campo, o clima era quente, e a Agrárias buscava superar a Fisioterapia, atual campeã da Olimpíada UFU na modalidade. 


O primeiro tempo terminou com o placar de 2 a 1 para a Fisio. A Atlética do Crocodilo apresentou uma superioridade, que justificou o favoritismo e abriu dois gols de vantagem logo ao início do jogo. Outro ponto da Fisio que chamou a atenção foi a sua coordenada marcação na saída de bola do time adversário. Porém, ao final da primeira etapa, a Agrárias achou mais espaços nos contra-ataques, e em uma falta cruzada para a área, o Javali diminuiu o placar


No segundo tempo, a Fisio criou as melhores chances, mas foi a Atlética do Javali que marcou e empatou o jogo, através de um pênalti sofrido após jogada de contra-ataque. Porém, a defesa bem postada e a ótima partida do goleiro da Agrárias não foram capazes de evitar o desempate da Fisioterapia, que aconteceu no rebote após grande defesa do guarda-redes adversário.


Em entrevista para o Arquibancada UFU o capitão da Fisioterapia, Arthur de Moraes respondeu sobre como está a preparação da equipe para a Olimpíada UFU.

“Nosso time tem poucas peças, então geralmente não tem um treino e sim um amistoso. O Reginaldo, nosso treinador, ajuda na organização do time”. Quando perguntado sobre a greve, o atleta afirmou que, devido ao desfalque daqueles que moravam em outras cidades, eles tiveram dificuldades em montar treinos. Ele também reafirmou a importância do Agita UFU para conhecer os “bixos” e entrosar a equipe.


Computação x Direito


Logo na sequência, o apito inicial foi dado para o confronto entre dois times que buscam um melhor desempenho na Olimpíada UFU em 2024, considerando que, na última edição, a Computação ficou pelas oitavas de final, enquanto o Direito foi eliminado ainda na repescagem.


O primeiro tempo mostrou um jogo bastante físico, com um desempenho levemente superior da Computação, que teve as melhores chances e causou a expulsão de um atleta do Guará, após contra-ataque interrompido fora da área.


Na segunda etapa, a Comp voltou mais ligada nas ações ofensivas, e logo no começo conseguiu abrir o placar. E os Lobos não pararam por aí, já que o capitão Carlos Ernani, conhecido como Juninho, estava em um dia inspirado e marcou dois belos gols para fechar o placar: um lindo chute de chapa e outro batendo na saída do goleiro, após passe por trás da zaga adversária. O time do Direito ainda conseguiu gerar algum perigo, mas muito pouco para modificar o placar final de 3 a 0. 


Juninho, destaque da partida, falou sobre as mudanças que levaram a equipe a abrir o placar no segundo tempo: “O time deles é realmente muito bem organizado defensivamente, no primeiro tempo não conseguimos criar muito bem. Para o segundo, mudamos alguns jogadores, com características diferentes que nos ajudaram a trabalhar melhor a bola. Essa é a importância de ter um time bom até no banco”.


Sobre o período da greve, o capitão revelou que eles conseguiram manter a rotina de treinos, até mesmo no campo, algo que não foi comum entre as outras equipes entrevistadas.


Aplicada x Psicologia


Esse foi o primeiro jogo do período da tarde, e diferentemente dos jogos da manhã, contou com clima ensolarado. Em retrospecto, ambas viam essa partida como uma oportunidade de testar os novos membros de seus cursos e ganhar confiança para a Olimpíada UFU.


Faltando um mês para a competição, tanto a Aplicada, que parou na repescagem na edição anterior, quanto a Psicologia, que não esteve presente, buscam fazer bonito na competição esse ano. Porém, o resultado dá recados muito diferentes do que os times têm pela frente.


O início da partida já mostrou como seria o seu restante, com a Aplicada abrindo uma vantagem de dois gols em apenas 10 minutos de jogo e dominando o jogo, com a bola ou sem. Contrariando o que o campo mostrava, o gol seguinte foi marcado pela Psico, após pênalti por toque de mão do defensor do Canguru, que foi expulso por impedir a chance clara de gol da Fênix. Com isso, o placar final da primeira etapa foi de 2 a 1 para a Aplicada.


Na volta do intervalo, a maior experiência e ritmo da Aplicada fez com que a equipe abrisse as portas para a goleada. Bem no início da segunda etapa, a quantidade de chances criadas pelo Canguru aumentou, e mesmo após perder algumas delas, a Aplicada não se abalou. Foram sete gols feitos, fechando o resultado em 9 a 1, que traz como destaque o coletivo da equipe, já que oito jogadores balançaram as redes.


Após o apito final, o aniversariante Caio Dantas, jogador da Aplicada, detalhou os acontecimentos que construíram a goleada: “A gente começa um pouco apreensivo, até pelos resultados anteriores, mas após o primeiro gol nos soltamos mais. O professor Murilo arrumou o nosso posicionamento para a gente se soltar, pegar gosto do jogo e fazer ainda mais gols”.


Daniel Kawata,  calouro no curso de Psicologia, revelou que houve pouca preparação até então para o futebol de campo, e falou sobre o nervosismo de estrear na modalidade. “Eu senti [nervosismo], porque eu não jogo normalmente futebol de campo, ainda mais com torcida e tendo em vista que jogamos poucas vezes juntos, mas foi divertido”. 


Monetária x Exatas 


No último duelo do Agita UFU 2024.2, o frio ameaçou retornar, mas dentro de campo os jogadores se recusaram a deixar a temperatura baixar,  fazendo a partida mais quente dentre as quatro do dia. Tendo a maior presença de torcida, ambos os times vieram determinados para a vitória, com um clima pouco amistoso.


Logo ao início do jogo, a Exatas teve a oportunidade de abrir o placar com um pênalti, mas desperdiçou a cobrança com um chute para fora. O jogo se desenhou extremamente amarrado, com disputas fortes por todas as bolas e muitas reclamações com a arbitragem, inclusive sobre a coloração parecida dos uniformes.


Para aumentar ainda mais o tom do jogo, o juiz autorizou o início do segundo tempo sem os 22 jogadores dentro de campo, o que gerou mais protestos. Dentre diversos impedimentos, faltas e muita competitividade, em um lance de bate e rebate na área, foi Bryan Silva que surgiu para empurrar a bola para o gol e abrir o placar para a Monetária.


Bryan também teve a infelicidade de colidir com um zagueiro após a finalização e levou a pior, com um machucado na canela, que chegou a sangrar e que o levou a ser substituído. Esse foi o único tento do jogo, que se tornou ainda mais brigado, com a arbitragem completamente perdida na partida.


Em entrevista para o ARQ UFU, Bryan explicou o lance que decidiu o placar: “Foi uma enfiada de bola na área. O goleiro e o atacante deixaram a bola sobrar e consegui fazer o gol. Infelizmente, o zagueiro deles acabou me atingindo e machucou um pouco, mas estou feliz pelo gol e pela vitória”. 


Já Danilo Saturnino, capitão da Monetária, também apontou a expectativa para a Olimpíada UFU. “Foi um jogo bastante quente, acredito que as duas equipes estão paradas desde a CIA e estão com vontade para disputar a Olimpíada que está perto”. Ele também considerou o jogo como um ótimo teste pela competitividade e afirmou o desejo por uma campanha melhor após uma eliminação precoce na CIA.


Resultados

Fisioterapia 3x2 Agrárias

Computação 3x0 Direito

Aplicada 9x1 Psicologia

Monetária 1x0 Exatas


0 comentário

Comments


bottom of page