Apesar da falta de conhecimento dos adversários, que ocorreu pela queda de divisão, a atlética está bem confiante e focada para conquistar seu objetivo
Por Felipe Pirovani
A Artes está se preparando para disputar a Copa Inter Atléticas (CIA) entre os dias 8 e 11 de junho em Uberaba. A atlética do Arlequim deseja deixar a segunda divisão e subir à elite neste ano. Confira abaixo o levantamento do ARQ UFU sobre a preparação, os competidores e as expectativas da Artes para a CIA 2023.
Após a queda de divisão em 2022, a Atlética das Artes vem tentando se reconstruir para disputar a CIA. Um assunto comentado entre os diretores é a dificuldade de obter conhecimento sobre os adversários que enfrentarão na maior competição de jogos universitários do Brasil. Porém, eles não se abalam com isso. A forte preparação e a confiança em seus atletas dão ânimo para os confrontos.
O desempenho na CIA 2022 foi bem abaixo do esperado. Após terem conquistado o lugar mais alto do pódio em uma modalidade em 2019, o auge atingido no ano passado, nas modalidades coletivas, foi uma modesta semifinal. A Atlética das Artes também não rendeu o esperado na Olimpíada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - ficou na 12° posição na classificação geral -, ou seja, a CIA será o momento de redenção para a Artes.
Expectativa da Artes na CIA 2023
A Atlética das Artes mantém a expectativa lá no alto, mesmo com a dificuldade de conhecer os adversários e se preparar especialmente para cada partida. A qualidade e a versatilidade dos atletas são pontos que fortalecem a confiança da equipe, independente do desafio enfrentado.
"Temos nos preparado para dar o melhor dentro das quadras, pistas e piscinas. Os nossos atletas estão se dedicando com o melhor que têm, e isso já é muito importante para alcançar bons resultados, independente do adversário”, comentou Renata Britto, presidente da Artes e representante de várias modalidades.
A comandante da atlética ainda complementou quando perguntada sobre qual posição a Artes deve ocupar na CIA. “Esperamos ficar em uma boa colocação e causar bastante surpresa aos nossos adversários. Estamos confiantes”.
Destaques da Artes na CIA 2023
Um dos esportes de maior destaque na Atlética das Artes sempre foi o handebol masculino. Historicamente, ótimas posições foram alcançadas pela atlética nessa modalidade e, com certeza, um dos protagonistas para essa CIA é o armador Saymon Black,
Além de ser um dos principais jogadores na modalidade em toda a Universidade Federal de Uberlândia, o estudante de Música é, curiosamente, responsável pela parte técnica de outra equipe da UFU - a Humanas.
“O título é sempre uma realidade, pois o jogo é jogado. Independentemente do adversário, ganha quem tem mais vontade. Nós estamos chegando mais preparados em relação à CIA do ano passado e sem desfalques”, comentou o atleta, quando perguntado sobre as expectativas da atlética na competição.
Em meio aos atletas que trazem expectativas de grandes pontuações para a atlética, se destacam Laura Machado, jogadora de peteca, e Artur de Abreu, do basquete.
Laura comentou sobre suas expectativas e a pressão sentida em competições desse nível. “Acho que no dia vou me divertir e tentar fazer acontecer. O que eu posso ajudar mesmo é o que tenho feito o ano todo, melhorando, treinando, aprendendo, já que tenho menos de um ano como jogadora. Trabalhei o ano todo, desde o primeiro treino pós-CIA 2022 pra quando chegar em 2023 e dar meu melhor e me divertir”.
Já Artur falou sobre as pretensões da atlética para a CIA, após o desempenho do ano passado. “Nosso time está com uma formação nova e vamos enfrentar equipes que eu não conheço, mas, tendo em vista o entrosamento e a garra do nosso time, podemos chegar longe na competição”.
Dado o posicionamento dos atletas e da diretoria, uma questão é certa sobre o desempenho da Artes na Copa Inter Atléticas deste ano: eles estarão a todo vapor para conquistar o objetivo de voltar para a primeira divisão.
Ficha técnica da Artes
Nome: Associação Atlética Acadêmica das Artes
Apelido: Artes
Mascote: Arlequim
Fundação: 2014
Campus da UFU: Santa Mônica - Uberlândia
Sede na UFU: Primeiro andar no Bloco 3Q
Cursos da atlética: Arquitetura, Artes Visuais, Dança, Design, Música e Teatro
Presidente: Renata Britto
Diretor de esporte: Isadora Santos, Maria Gabriela da Silva, Nathy Mendes, Caetano Gonçalves
Primeira participação na CIA: 2017
Melhor campanha na CIA: 9º na 1ª divisão em 2018
Campanha na CIA em 2022: 14° na 1ª divisão
Atletas da Artes
Procurada pelo ARQ UFU, a Atlética das Artes ainda não divulgou a lista oficial que disputarão a CIA 2023.
Commentaires