Atléticas se empenham para vencer na disputa da peteca masculina no Agita UFU 2024.1
- Arquibancada UFU
- 22 de jan. de 2024
- 4 min de leitura
Jogos foram acirrados e contaram com muita torcida e integração na quadra da Eseba
Por Isabela Souza
A peteca masculina fez parte do Agita UFU 2024.1, disputado no semestre 2023/2 do calendário universitário, para integrar os “bixos” às atléticas e ao ambiente da UFU. A modalidade, disputada junto às outras competições no último sábado (20), muitas vezes é subestimada, mas se destaca por trazer emoção com suas reviravoltas, que também estiveram presentes na quadra da Eseba, local sede dos jogos.
Humanas X Agrárias
O primeiro jogo do naipe masculino no dia foi entre as atléticas da Pantera e do Javali. Com isso, os atletas da Agrárias abriram o placar, mas logo depois a Humanas empatou o jogo e abriu uma vantagem de seis pontos. O time do Javali teve uma reação após substituir seus jogadores e conseguiu diminuir a desvantagem para dois pontos de diferença. Apesar do esforço, o resultado do primeiro set foi a vitória da Humanas por 21 a 17.
Já na segunda parcial da partida, quem ficou a frente no placar foi a Agrárias, que não permaneceu nessa posição por muito tempo, pois os representantes da Pantera viraram o jogo e seguiram nessa linha até o meio do set. Com muita sede de vencer, os jogadores do Javali buscaram os pontos perdidos e conseguiram, por algum tempo, ter a expectativa de um terceiro set de desempate. Embora o decorrer das parciais tenha sido diferente, o resultado foi o mesmo: vitória da Humanas no segundo set por 21 a 17.
Exatas X Computação
A equipe da Computação abriu o placar do primeiro set e conseguiu se manter à frente durante toda a parcial. A Exatas tentou diminuir a diferença de pontos, mas o máximo que conseguiu foi fazer com que ficasse cinco pontos a menos. Dessa forma, o primeiro set foi marcado por rápidas jogadas e a vitória dos atletas do Lobo por 21 a 9.
O segundo set do jogo se manteve muito parecido com o primeiro. A Atlética da Computação abriu vantagem de sete pontos logo no início e não deixou que o time do Gorila alcançasse a pontuação para uma possível terceira parcial. Por fim, o jogo se encerrou por 21 a 6 com a vitória dos “computeiros”.
O jogador Vinícius Martins, da Computação, contou sobre a experiência de competir representando sua atlética. “Você sempre conhece pessoas novas, tem desafios e supera seus limites, por isso é sempre bom. Também é bom entrar para a atlética porque a UFU é uma universidade muito renomada e representar isso é muito legal.”
Engenharia X Monetária
As duas atléticas presentes no pódio geral da Olimpíada UFU tiveram uma partida com muita tensão e reviravoltas. O primeiro set foi aberto com o ponto da Monetária, mas logo em seguida, os estudantes de engenharia alcançaram o placar e disputaram cada ponto. Com longas e disputadas jogadas, o placar ficou acirrado por um bom tempo, mas após o meio da parcial, o Tamanduá conseguiu abrir vantagem de sete pontos, e logo engatou para a vitória do primeiro set por 25 a 21.
O segundo set foi marcado por emoção. No início, o placar estava 6 a 4 para a equipe vermelha, mas o Leão virou o placar e conseguiu vantagem de dois pontos. Entretanto, os engenheiros perderam o privilégio de estarem à frente após uma virada do Tamanduá e fizeram uma pausa técnica para reajustar o time.
Com a emoção da partida, a torcida das duas equipes gritaram e vibraram com cada movimento dos atletas. A Monetária chegou ao macth point, mas ainda precisava alcançar os dois pontos de diferença, pontos esses que foram difíceis de serem conquistados. A partida chegou ao fim quando os atletas do Tamanduá fizeram 29 a 27 contra a Engenharia.
Igor Maestri, estudante de Relações Internacionais, disse sobre a expectativa do novo ciclo de competição. “Todo ano a gente treina bastante, sempre com o apoio da gestão. As minhas expectativas estão muito boas, começamos ganhando e estamos com um pessoal que está se dedicando bastante e isso dá um “gás” muito bom para iniciar o ano”.
Odonto X Psicologia
A Psicologia abriu o placar, mas rapidamente a equipe dos dentistas tomou a frente e se manteve nesse estado durante todo o set, vencendo a parcial por 25 a 6.
Na segunda parte do jogo, o resultado não foi muito diferente. Durante o set, a Atlética do Panda abriu vantagem de pontos e, com os erros da Atlética da Fênix, finalizaram o jogo com o placar de 25 a 9.
João Marcos, técnico dos atletas da Odonto, falou sobre o início da temporada: “Estou com a Odonto esse ano agora e estou gostando muito dos meninos. Acho que eles têm um futuro muito promissor, espero conquistar muitos títulos com eles”.
Fisioterapia X Monetária
A primeira parcial do jogo foi marcada por rápidos pontos, muitos deles por erro de saque da Fisioterapia, que dava abertura positiva para a equipe vermelha no placar. Em certo momento do set, os futuros fisioterapeutas tentaram a virada, mas não foi suficiente a Monetária ganhou o primeiro set por 25 a 12.
A segunda etapa da partida foi ainda mais rápida. A equipe do Tamanduá disparou na frente e não deu abertura para que os jogadores do Crocodilo alcançassem o placar. Dessa maneira, o jogo se encerrou com a vitória da Monetária por 25 a 3.
Resultados
Humanas 2 X 0 Agrárias (21 x 17 / 21 x 17)
Computação 2 X 0 Exatas (21 x 9 /21 x 6)
Monetária 2 X 0 Engenharia (25 x 21 / 29 x 27)
Odonto 2 X 0 Psicologia (25 x 6 / 25 x 9)
Monetária 2 X 0 Fisioterapia (25 x 12/ 25 x 3)
Comments