top of page

Atléticas favoritas garantem classificação para quartas do basquete feminino na Olimpíada UFU 2024

Atualizado: 31 de out.

Mesmo com forte chuva e queda de energia, equipes protagonizaram grandes jogos no Uberlândia Tênis Clube


Por Gabriel Morais


Com um elenco completo, a Educa não teve dificuldades para se garantir na próxima fase | Foto: Gabriel Morais


De volta ao Uberlândia Tênis Clube (UTC), as oitavas de final do basquete feminino não reservaram grandes surpresas. Diferente das fases anteriores, todas as favoritas do fim de semana avançaram e garantiram a classificação para as quartas de final.


Depois de as repescagens serem disputadas no SESI Gravatás, os jogos voltaram para o UTC, que apesar de não sofrer com as chuvas como o SESI, enfrentou problemas com a energia, o que acabou atrasando um pouco as partidas. 


Artes 11 x 9 Direito


No único jogo de sábado (19), Artes e Direito fizeram uma partida morna até o último quarto, mas que entregou tudo que um duelo de oitavas de final prometia: viradas para os dois lados até a vitória na última bola.


O roteiro do jogo começou similar para as duas equipes, com ambas rodando muito bem a bola no perímetro, mas com dificuldades para conseguirem entrar no garrafão. Somando isso a um aproveitamento ruim nos arremessos de quadra, o resultado foi um primeiro quarto zerado. O quarto seguinte foi semelhante, mas com a Artes conseguindo encontrar seus primeiros pontos no jogo, indo para o intervalo com uma vantagem de 4 a 0.


Foi a partir do terceiro quarto de jogo que as atléticas entraram de vez na partida. Enquanto a Artes achou o espaço no garrafão que faltava no começo do jogo e aproveitou para pontuar próximas à cesta, o Direito se agarrou aos seus arremessos de meia e longa distância, matando uma bola de três no estouro do relógio, esquentando o jogo e cortando a diferença para 8 a 5 para o Arlequim indo para o último quarto.


Na última parte da partida, o caos reinou. Ainda motivadas pela bola de três no quarto anterior, as atletas do Guará cresceram e conseguiram virar o jogo faltando três minutos para o fim. Depois de sofrer a virada, a Artes colocou a cabeça no lugar e voltou para o jogo, conseguindo assumir novamente o placar com dois minutos restantes.


 A reação da Artes foi um banho de água fria no time grená, que ainda teve duas chances para mandar o jogo para a prorrogação, mas não conseguiram, terminando o jogo em 11 a 9 para a Artes. Enquanto o Direito se despede da modalidade, a Artes agora tem compromisso contra a Fisio no dia 2 de novembro, válido pelas quartas de final.


Ótima atuação defensiva garante Artes nas quartas de final do basquete feminino da Olimpíada UFU | Foto: Gabriel Morais


Educa 29 x 4 Biológicas


Uma das grandes favoritas ao título, a Educa mostrou que tem o elenco mais completo do campeonato e passou pela Biológicas sem dificuldades, mantendo um volume muito grande, tanto defensivamente, quanto ofensivamente.


Logo no início do jogo, ficou clara a disparidade entre as equipes, principalmente na altura. As atletas da Educa eram muito mais altas que as jogadoras da Biológicas, o que permitiu um controle total do jogo por parte do time laranja e azul, que foi pro intervalo com um placar de 18 a 0 ao seu favor.


A grande surpresa da partida ficou pela atuação da Vitória de Sousa, da Educa, que foi automática na média distância, e anotou seis pontos, o que garantiu uma vitória tranquila do Cachorro, que depois do intervalo só administrou o placar e garantiu o triunfo por 29 a 4. A Educa agora vai ter duas semanas para se preparar para o duelo contra a Exatas, no dia 2 de novembro.


Engenharia 30 x 13 Agrárias


Depois da derrota surpreendente da Engenharia para a Humanas na primeira fase, as aurinegras precisavam dar uma resposta para os torcedores. E foi justamente isso que aconteceu: em um jogo quente, as futuras engenheiras souberam lidar com a pressão e saíram vitoriosas.


Antes mesmo da bola subir, as duas atléticas tiveram que superar um problema: a queda de luz. Por três quartos, o duelo foi disputado sem iluminação e sem placar eletrônico, o que acabou por atrapalhar a partida, mas não impediu os dois times de fazerem um grande jogo.


A Agrárias começou muito forte a partida, e assumiu a ponta logo cedo. A Engenharia demorou um pouco mais para encaixar o seu jogo, mas não deixou a Atlética do Javali crescer.  No fim, a Agrárias viu a pequena vantagem inicial construída derreter, indo pro intervalo precisando reverter um placar de 12 a 5.


Durante o jogo, a arbitragem foi alvo de críticas constantes da Agrárias, com reclamações nas marcações em quadra. Muito por causa desse nervosismo, as atletas do time azul e verde acabaram perdendo a cabeça e viram uma concentrada Engenharia deslanchar na liderança, vencendo o confronto por 30 a 13.


Reclamações com a arbitragem tiraram a concentração das atletas da Agrárias do jogo | Foto: Carolina Longhi


Medicina 23 x 3 Psico


Para fechar as oitavas de final, Medicina e Psico se enfrentaram. As duas equipes vinham de vitória depois de se classificarem pela repescagem, e procuravam aumentar a sequência de triunfos. No fim do dia, a profundidade de elenco da Medicina fez a diferença.


Desde o início do jogo, as futuras médicas não deixaram a Psico jogar. Com uma defesa muito sólida e uma marcação muito forte na armadora da Psico, a Medicina impôs muitos problemas para a atlética rosa, que viu o placar ir para o intervalo em 12 a 1 para a Serpente.


Na segunda metade, o jogo foi o mesmo: marcação forte da Medicina, que aproveitou sua profundidade de elenco para evitar o cansaço das atletas, enquanto a Psico enfrentou dificuldades para conseguir estabelecer seu jogo e tentar se recuperar na partida. Sem afrouxar a pressão, a Medicina fechou o jogo por 23 a 3, e agora enfrenta a Humanas em um duelo que promete ser bastante acirrado.


Diferente da maioria dos jogos no UTC, a torcida do Medicina se fez presente e ajudou a equipe passar para a próxima fase | Foto: Gabriel Morais



Resultados:


Artes 11 x 9 Direito

Educa 29 x 4 Biológicas

Engenharia 30 x 13 Agrárias

Medicina 23 x 3 Psico


Quartas de final:


Humanas x Medicina

Monetária x Engenharia

Exatas x Educa

Fisio x Artes

0 comentário

Comments


bottom of page